Como Limpar Sofá

Como Limpar Sofá

Um sofá sujo causa uma má impressão para quem vai te visitar? Para quê passar vergonha?

 

Aprenda a limpar você mesmo!

 

Existem 3 métodos de limpeza:

1º Método: (Prepare-se para a limpeza)

1) Determine o tipo de tecido do qual o seu sofá é feito. O material usado pode ser feito de várias coisas, desde o algodão ao couro, e saber             exatamente o tipo do tecido é importante para saber como limpá-lo. Verifique a etiqueta na parte inferior do seu sofá para determinar o tipo de tecido. A etiqueta, geralmente, mostra os símbolos de instrução de limpeza.

– Uma etiqueta com o símbolo P significa processo normal de lavagem a   seco.

– O símbolo W significa processo normal de limpeza a úmido.

– A letra F na etiqueta de instrução significa limpeza a seco profissional.

– A letra O significa lavar em água fria.

2) Reúna os materiais de limpeza necessários. Isto irá variar, dependendo do tipo de tecido, mas normalmente deve incluir um detergente de algum      tipo, uma escova ou uma esponja para esfregar, um pano, e um aspirador de pó.

3)  Lave qualquer parte de madeira ou de metal no sofá. Se as pernas, base ou apoio de braço do seu sofá tem algum pedaço de madeira ou metal,         limpe- os com água e sabão para remover toda a poeira ou sujeira. Além disso,  você pode optar por usar um produto     para lustrar madeira ou         metal para  aumentar o brilho dessas peças.

4) Remova todas as almofadas no assento e encosto. Algumas almofadas têm  capas  removíveis que você pode simplesmente colocar na máquina        de  lavar. De qualquer  maneira, elas devem ser postas de lado para que o sofá  possa ser lavado adequadamente.

5)  Aspire todo o sofá. Se o seu aspirador for equipado com bocais específicos  para a   limpeza de sofás, use-os para obter os melhores resultados. É importante remover tanta  sujeira, cabelo, poeira e migalhas quanto possível antes de começar a esfregá-lo.    Dependendo do tecido, esta pode  ser a última etapa que você é capaz de fazer sem a ajuda de um profissional.

2º Método: (Limpeza com detergente à base de água)

1) Faça o seu detergente.Misture um copo de água morna com ¼ xícara de detergente de louça. Bata a mistura rapidamente para criar bolhas

2) Esfregue o tecido. Mergulhe uma esponja ou escova macia completamente na mistura, e comece a esfregar o sofá em movimentos circulares e suaves. Comece pela parte superior e vá seguindo para baixo

3) Remova o excesso de sabão ou bolhas. Use um pano seco para remover qualquer espuma que ainda esteja sobre o estofado. Se você deixar a espuma secar, uma mancha escura se formará sobre o tecido do sofá.

4) Use panos limpos embebidos em água fria para enxaguar o estofado. Você deve remover o máximo de detergente possível. Uma segunda limpeza com o pano úmido também irá ajudar a remover qualquer sujeira restante

5) Espere secar. O sofá precisa secar completamente antes de ser usado novamente. Você pode ligar ventiladores e abrir as janelas para agilizar a secagem.

6) Coloque as almofadas de volta ao lugar. Após o tecido das almofadas ter secado, coloque tudo de volta nos devidos lugares.

3º Método: (Limpeza a seco).

1) Encha uma garrafa spray com álcool. Devido ao rápido tempo de evaporação, o álcool, ao contrário da água, não vai deixar marcas em tecidos como poliéster e microfibra. Ela exalará um odor típico durante a limpeza, mas não deixará cheiro após o trabalho ter terminado.

2) Vaporize o estofado em pequenas seções. Use uma esponja para esfregar essas áreas, levantando a sujeira do estofamento. Não pulverize grandes seções de cada vez, porque você não terá tempo para esfregar tudo antes do álcool evaporar.

3)Use uma escova macia para esfregar todo o sofá. Mova a escova em pequenos movimentos circulares para retornar as fibras do tecido ao seu estado anterior.

4)Coloque todas as almofadas de volta no lugar. Agora, seu sofá está limpo e pronto para ser usado novamente!

Dicas Valiosas.

  • Repita a lavagem, se necessário, no entanto, não mais do que duas vezes.
  • Se você preferir não usar sabão ou álcool, você pode encontrar produtos de limpeza de estofados à base de água ou não à base de água, a venda na maioria dos supermercados.
  • Se os odores estão começando a incomodar, polvilhe bicarbonato de sódio no sofá e deixe agir durante a noite. Na parte da manhã, aspire o estofado, e aprecie o odor fresco!
  • Sempre que possível, evite comer ou beber no seu sofá, para mantê-lo conservado.
  • Se acontecer de derramar óleo ou graxa, não se apavore! Polvilhe um pouco de maisena ou fermento em pó sobre a mancha de graxa e deixe agir durante a noite. Aspire no dia seguinte.

Pronto, você já aprendeu a limpar o seu sofá!